-
Compassiva Imóveis LTDA

Como nasceu o bairro Ferrazópolis

Origem do bairro Ferrazópolis

Como nasceu o bairro Ferrazópolis

"História da Vila do Tanque: Da Gleba ao Lar"

A Vila do Tanque, em Ferrazópolis, São Bernardo do Campo, tem uma história fascinante que remonta ao século XIX. Diferentemente de outras áreas do bairro, que surgiram a partir de recortes de propriedades rurais de grandes proporções, a Vila do Tanque tem origens modestas, correspondendo ao antigo lote 30 da Linha Colonial São Bernardo Novo.

Este lote, limitado pelo córrego de mesmo nome, testemunhou o crescimento da região desde o final do século XIX, com a presença de um tanque d'água e o moinho de fubá da família Cerchiari. As décadas seguintes viram a transformação do cenário rural com a chegada da indústria Brasmotor em 1948, marcando o início da urbanização.

A Vila do Tanque foi planejada com 135 terrenos e quatro ruas em 1953, aprovada pela prefeitura em 1953. A urbanização acelerou após a inauguração da Avenida Rotary em 1955, conectando a região ao final da Marechal Deodoro. Ao longo das décadas, a vila expandiu-se, enfrentando desafios topográficos, mas tornando-se lar para muitos migrantes operários.

Apesar das dificuldades, a Vila do Tanque prosperou, ganhando importância na comunidade. Na década de 1960, recebeu um grupo escolar, testemunhando um aumento significativo da população. A educação floresceu na região, com a construção de um prédio escolar maior em 1985.

Hoje, a Vila do Tanque mantém sua tradição, combinando história e modernidade. A Compassiva Imóveis tem o prazer de apresentar as melhores opções de residências nesta área única de Ferrazópolis. Descubra um lar que faz parte de uma narrativa rica e acolhedora, onde cada rua conta uma história e cada casa é parte integrante desse capítulo encantador de São Bernardo do Campo."

Alexandre Caiado

Alexandre Caiado

Publicado em 18/12/2023